#segurança
Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em bairros de Joinville
Defesa Civil mantém o alerta para temporais até domingo
Por: Redação Ponto Norte
20:15:00 - 13/02/2026
Compartilhe:
Joinville registrou ocorrências por causa do temporal que atingiu o município na tarde desta sexta-feira, 13. A Defesa Civil elevou o Plano de Contingência (Plancon) para o nível laranja, indicando que há registros de ocorrências e que as equipes estão mobilizadas.
Segundo o órgão, os ventos chegaram a pelo menos 30 km/h. Até as 17h, foram contabilizadas três quedas de árvores nos bairros São Marcos e Atiradores. No bairro Glória, houve registro de destelhamento.
A chuva intensa, com acumulado de 50 milímetros em cerca de três horas, também provocou alagamentos em vias como as ruas Anita Garibaldi, Santa Catarina e dos Radialistas. Por volta das 18h, a água já havia baixado e o trânsito foi liberado.
Alerta segue até domingo
A Defesa Civil mantém o alerta para temporais até domingo,15, principalmente entre as tardes e noites.
“Existe uma instabilidade muito grande no município devido a essa grande umidade e ao calor que tivemos recentemente”, explicou o gerente da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado.
Ainda na noite desta sexta-feira, a instabilidade deve ganhar força, com previsão de chuva intensa em curtos períodos. O risco é considerado muito alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Durante a madrugada, a preocupação aumenta por causa do pico de maré previsto para 0h53, quando o nível pode chegar a 1,7 metro.
“No decorrer da noite, após as 22h, há um risco grande para um volume maior de água. A maior preocupação é que a maré vai estar alta, chegando a 1,7 metro”, reforçou Jairo.
No sábado e no domingo, a chuva deve continuar, porém com menor intensidade. Mesmo assim, permanece o alerta para risco moderado de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Recomendações
A Defesa Civil orienta que moradores fiquem atentos aos alertas enviados por SMS. Para receber as mensagens, é necessário enviar o CEP da residência para o número 40199. O serviço é operado pela Defesa Civil estadual.
Em caso de chuva forte, a orientação é permanecer em local seguro e evitar atravessar áreas alagadas, pontes e pontilhões submersos. Em situações de vento intenso, a recomendação é manter distância de placas, árvores e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros Voluntários pelo telefone 193.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#segurança
Filho é suspeito de assassinar o próprio pai em Jaraguá do Sul
Há 20 horas
#segurança
Rompimento de adutora deixa São Bento do Sul sem água e prefeitura decreta emergência
13/02/2026
#segurança
Homem de 19 anos é preso em flagrante por armazenar conteúdo de abuso sexual infantil em Joinville
13/02/2026
#segurança
Esquecida em carro no sol por 1h30, menina de 5 anos é internada em estado grave em Jaraguá
13/02/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas

