#política
Vereador de Joinville é condenado por falas homofóbicas contra parlamentar de Florianópolis
Caso foi aberto após postagens nas redes sociais
Por: Danielly Vieira - Repórter
13:48:00 - 13/02/2026
Compartilhe:
O vereador de Joinville, Cleiton Profeta (PL), foi condenado por ataques homofóbicos e contra pessoas que vivem com HIV. As ofensas foram publicadas no dia 16 de fevereiro de 2024 ao vereador de Florianópolis Leonel Camasão e o marido dele, Paulo Cordeiro Camasão.
Depois da confirmação da condenação em todas as instâncias, o processo foi concluído dois anos depois da publicação das mensagens. A justiça estabeleceu uma multa de R$ 5 mil a ser paga para cada um, e a obrigatoriedade de uma retratação pública por parte do vereador.
Conforme consta no processo, as ofensas foram feitas depois que o PSOL conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a derrubada de decretos que classificavam como “opcional” a vacinação infantil contra a Covid-19. Após a decisão, o vereador publicou nas redes sociais mensagens com termos pejorativos e ataques direcionados à vida pessoal do casal.
Pelas redes sociais, Camasão se manifestou após encerramento do processo judicial. "Essa é uma vitória muito importante, não apenas minha, mas para todas as pessoas que sofrem com LGBTfobia e o preconceito contra quem vive com HIV".
A reportagem do portal Ponto Norte Joinville entrou em contato com a assessoria do Vereador Cleiton Profeta, que inormou, em nota, que não mencionou o parlamentar em Leonel Camasão e que seu discursso foi retirado de contexto.
"No meu entendimento, em nenhum momento houve violação de direitos ou qualquer ato discriminatório direcionado aos autores. Ressalto que o autor não foi citado nominalmente na publicação que originou o processo. Ainda assim, ele se reconheceu nos adjetivos mencionados. Esse é o momento que vivemos, em que falas, muitas vezes retiradas de contexto, acabam sendo transformadas em demandas judiciais", destaca nota.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#política
Projeto prevê retirada de fios inativos de postes para reduzir risco de acidentes em Joinville
12/02/2026
#política
Câmara aprova projeto que prevê isenção de taxas para eventos culturais e religiosos em Joinville
11/02/2026
#política
Com mais de 100 pessoas, caminhada do movimento Acorda Brasil sai de Joinville rumo ao Paraná
07/02/2026
#política
Deputado de Joinville lidera caminhada “Acorda Santa Catarina” com mais de 210 km
30/01/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas


