#política
Projeto prevê retirada de fios inativos de postes para reduzir risco de acidentes em Joinville
Proposta é de autoria do vereador Henrique Deckmann (MDB)
Por: Redação Ponto Norte
16:51:00 - 12/02/2026
Compartilhe:
A Câmara de Vereadores de Joinville analisa um projeto de lei que estabelece regras para a organização e manutenção das redes aéreas de telefonia, internet, TV por assinatura e serviços semelhantes instaladas em vias públicas. A proposta, de autoria do vereador Henrique Deckmann (MDB), prevê a retirada de fios soltos, rompidos ou inativos e determina manutenção periódica das fiações, com o objetivo de reduzir acidentes e melhorar a organização visual da cidade.
O projeto de lei nº 22/2026 determina que, antes da instalação de novos cabos, as empresas responsáveis devem identificar e remover fiações que estejam sem uso, rompidas, soltas ou sem função comprovada no mesmo local. O texto define como inativa qualquer fiação que não esteja em uso, não tenha função operacional ou represente risco à segurança da população.
“É notório no município de Joinville o acúmulo desordenado de fios soltos, rompidos e sem função, pendurados em postes e cruzando vias públicas, situação que tem ocasionado graves acidentes, especialmente envolvendo pedestres, motociclistas e ciclistas, além de comprometer a estética urbana e a segurança coletiva”, afirma Deckmann na justificativa do projeto.
O projeto também obriga as prestadoras a realizarem manutenção preventiva e limpeza das redes aéreas pelo menos uma vez por semana. Em casos de risco imediato à população, o serviço deverá ser executado em prazo menor.
Quando for identificada fiação solta, caída ou que ofereça perigo, a empresa responsável poderá ser notificada para regularizar a situação em até 48 horas. O descumprimento das regras pode resultar em advertência, multa, multa diária enquanto a irregularidade persistir e outras medidas administrativas, incluindo a retirada obrigatória dos fios em casos de risco grave.
O texto prevê ainda um prazo de 90 dias para que as empresas se adequem às novas regras após a publicação da lei. As despesas com a execução das medidas deverão ser custeadas pelas próprias prestadoras, sem gerar custos à prefeitura.
Até o momento, o projeto está em tramitação na Câmara de Vereadores de Joinville e ainda não há previsão de votação. Caso seja aprovado, a proposta passará a valer após a publicação oficial.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#política
Vereador de Joinville é condenado por falas homofóbicas contra parlamentar de Florianópolis
13/02/2026
#política
Câmara aprova projeto que prevê isenção de taxas para eventos culturais e religiosos em Joinville
11/02/2026
#política
Com mais de 100 pessoas, caminhada do movimento Acorda Brasil sai de Joinville rumo ao Paraná
07/02/2026
#política
Deputado de Joinville lidera caminhada “Acorda Santa Catarina” com mais de 210 km
30/01/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas


