#cultura
Escritor internacional com obra adaptada pela Netflix será destaque no Festival Literário, em Joinville
O evento acontece entre os dias 21 e 31 de maio no Complexo do Centreventos Cau Hansen
Por: Redação Ponto Norte
13:15:00 - 10/02/2026
Compartilhe:
Entre os dias 21 e 31 de maio, Joinville vai sediar o Festival Literário de Santa Catarina, que será realizado no Complexo do Centreventos Cau Hansen. O evento, lançado oficialmente nesta terça-feira, 10, no Colégio Bonja, marca a evolução da tradicional Feira do Livro de Joinville e terá como principal atração internacional o escritor português Valter Hugo Mãe.
Ele é romancista premiado e autor de obras reconhecidas como "O remorso de Baltazar Serpião" e "A máquina de fazer espanhóis", além de "O filho de mil homens", livro que recentemente ganhou adaptação para o cinema, .
Além do autor europeu, o Festival já confirmou a presença de nomes de destaque da literatura brasileira, como Geovane Martins, Pedro Pacífico, Paulo Ratz, João Anzanello Carrascoza e Paulo Scott. A programação inclui ainda autores, ilustradores, quadrinistas, influenciadores literários, além de atividades formativas, concursos e eventos paralelos.
“O Festival amplia seus horizontes, assume a dimensão estadual e fortalece ainda mais a cena literária catarinense”, destacou a diretora executiva do Festival Literário, Fernanda Brandão Santis.
A literatura infantojuvenil terá programação própria, com curadoria do escritor Tino Freitas. Estão confirmados autores como Ilan Brenman, Eliane Debus e Flávia Lins e Silva, conhecida por obras como Detetives do Prédio Azul e Diário de Pilar. Ilustradores como Anelise Zimermann, Alexandre Rampazzo, André Neves e Fê Ilustrador também participam, além do quadrinista Marcelo D’Salete.
“Além disso, retornam ao palco principal do evento nomes que tiveram excelente receptividade junto ao público, como Carla Alves, Guilherme Karsten e Emily Fidelix”, afirmou a diretora geral do Festival, Sueli Brandão.
Novidades da edição
Entre as novidades desta edição estão a realização de um Concurso Literário, nas modalidades Declamação, Cartas e Ilustração, e um Festival Catarinense de Contação de Histórias. O Festival mantém ainda eventos consolidados de anos anteriores, como seminários voltados a bibliotecários e mediadores de leitura, ciclo de palestras para professores, encontro de influenciadores e oficinas literárias com escritores de Joinville.
O Festival também inclui a literatura com outras linguagens artísticas. As atividades estarão distribuídas em cinco palcos e incluem o Encontro Catarinense de Ilustradores, uma Mostra de Cinema coordenada pelo cineasta Alceu Bett, além de atrações de música e teatro. A Feira do Livro segue como eixo central do evento, com estandes e praça de alimentação.
A organização também anunciou que o Festival terá foco em sustentabilidade e inclusão, com acessibilidade plena, atividades voltadas ao público 60+ e participação de autores da literatura negra e da periferia.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#cultura
Cantor Armandinho é atração principal do Carnaval de Itapoá
Há 20 horas
#cultura
Moda com DNA joinvilense
12/02/2026
#cultura
Príncipes do Samba é campeã do Carnaval de Joinville 2026
08/02/2026
#cultura
Com expectativa de 5 mil pessoas, carnaval de rua acontece no próximo fim de semana em Joinville
31/01/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas


