#cultura
Príncipes do Samba é campeã do Carnaval de Joinville 2026
Mais de 10 mil pessoas acompanharam o Desfile das Escolas de Samba na avenida Beira Rio
Por: Redação Ponto Norte
21:49:00 - 08/02/2026
Compartilhe:
A escola de samba Príncipes do Samba conquistou o título do Carnaval de Joinville 2026 neste domingo, 8, na avenida Beira Rio. Este é o 14º campeonato da agremiação, que completa 40 anos de história em 2026.
Com um samba-enredo sobre o baobá, árvore sagrada na tradição iorubá e símbolo da ancestralidade do povo negro, a escola levou para a avenida um desfile marcado pela exaltação da cultura afro-brasileira e da transmissão de saberes entre gerações.
“É uma emoção muito grande trazer esse legado e manter o Carnaval competitivo em uma escola de 40 anos que luta para manter o Carnaval vivo. É muito bonito ver a comunidade presente e Joinville aderindo à festa”, afirmou a presidente da escola, Ana Paula Nunes Chaves.
A Fusão do Samba ficou em segundo lugar, seguida pela Unidos pela Diversidade, em terceiro, e pela Unidos do Caldeirão, em quarto. Todas as escolas participantes receberam troféus.
Volta do desfile competitivo fortalece a festa
Para o presidente da Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), Gabriel de Paula, o retorno do formato competitivo contribuiu para a qualidade apresentada na avenida.
“A competição contribui para a estética, para a organização e, principalmente, para a confiança de que o desfile vai acontecer. Esse resultado é fruto de meses de trabalho, viabilizado pelo aporte financeiro do Governo do Estado e pelo apoio da Prefeitura”, explicou.
A vice-prefeita Rejane Gambin destacou a estratégia de antecipar o Carnaval em uma semana em relação à data tradicional.
“Joinville não quer competir com outros carnavais. A proposta é ter a nossa própria festa, como um abre-alas. Um Carnaval de qualidade, seguro e para ser celebrado em família”, disse.
Já o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, ressaltou a importância histórica da festa para a cidade.
“O Carnaval esteve presente em Joinville de diferentes formas ao longo da história. As escolas trabalham o ano inteiro para esse momento, que é o ápice de um trabalho coletivo”, afirmou.
Mais de 10 mil pessoas acompanham desfiles na Beira Rio
Mais de 10 mil pessoas acompanharam o Desfile das Escolas de Samba na avenida Beira Rio. O evento estava previsto para sábado (7), mas foi adiado para domingo por causa da chuva intensa registrada na cidade.
Por conta da mudança de data e horário, a LIESJ e as escolas decidiram, em conjunto, não computar a pontuação dos quesitos harmonia e comissão de frente. As notas foram atribuídas pelos jurados e compartilhadas com as agremiações, mas não entraram no resultado final.
Os outros sete quesitos — bateria, samba-enredo, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias e casal de mestre-sala e porta-bandeira — foram avaliados normalmente.
Enredos exaltam história, ancestralidade e futebol
A primeira escola a desfilar foi a Fusão do Samba, que celebrou os 50 anos do Joinville Esporte Clube com o enredo “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”. Alegorias e fantasias fizeram referência à fusão entre os clubes Caxias e América, que deu origem ao JEC.
Na sequência, a campeã Príncipes do Samba apresentou o enredo sobre o baobá, com destaque para alegorias que simbolizaram a ancestralidade negra. Um dos carros levou à avenida a matriarca da escola, de 94 anos.
A Unidos pela Diversidade contou a história dos povos que habitaram a região antes da colonização, destacando a presença negra e indígena. Alas representaram pescadores, canoeiros e agricultores que ajudaram a construir a cidade.
Encerrando os desfiles, a Unidos do Caldeirão homenageou os 90 anos do futebol de várzea em Joinville, com referências a clubes amadores, à arbitragem e à imprensa esportiva.
Público celebra o Carnaval dentro e fora da avenida
Integrante da velha guarda da Príncipes do Samba, a aposentada Iara Sílvia Alves de Brito, de 70 anos, diz que o Carnaval faz parte da sua vida.
“Desde adolescente eu saio na mesma escola. Cada ano é diferente, mas sempre emocionante. Dá um nó grande no coração”, contou.
A princesa da Corte do Carnaval de São Francisco do Sul, Débora Francine Cestrem, também acompanhou os desfiles em Joinville com a família.
“Eu sempre desfilei desde criança e achei o nível deste ano muito competitivo. As escolas estão vindo fortes”, disse.
O empresário Guilherme Tiburcio chegou cedo para garantir um bom lugar e elogiou a estrutura do evento. “A organização é impecável. É uma estrutura que valoriza o Carnaval, que o povo ama e merece”, afirmou.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#cultura
Cantor Armandinho é atração principal do Carnaval de Itapoá
Há 20 horas
#cultura
Moda com DNA joinvilense
12/02/2026
#cultura
Escritor internacional com obra adaptada pela Netflix será destaque no Festival Literário, em Joinville
10/02/2026
#cultura
Com expectativa de 5 mil pessoas, carnaval de rua acontece no próximo fim de semana em Joinville
31/01/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas


