A apreensão de mais de 500 arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil resultou na prisão preventiva de um homem de 36 anos, na manhã desta terça-feira, dia 3, em Joinville. A ação foi realizada pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), que cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela Justiça.
Segundo a Polícia Civil, o material foi localizado após a análise pericial de um smartphone apreendido em julho de 2025, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no endereço residencial do investigado. Na época, a ocorrência foi conduzida pela Delegacia de Proteção Animal de Joinville, que investigava o homem por crime de maus-tratos a animais domésticos.
De acordo com a Polícia Civil, a apuração teve origem em relatórios internacionais encaminhados à Polícia Federal e identificou ainda que o investigado adotava estratégias para ocultar suas atividades criminosas, como o uso de dados pessoais de um familiar para a criação de perfis em redes sociais e para o registro de linhas telefônicas.
As investigações também apontaram que ele utilizava perfis nas redes sociais para armazenar arquivos de vídeo com conteúdo de exploração sexual infantojuvenil em servidores da empresa Meta. Um dos arquivos teria sido compartilhado com outro usuário por meio do aplicativo Messenger.
Por meio da perícia no aparelho, o homem foi indiciado pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que caracteriza como crime armazenar, em qualquer dispositivo eletrônico, imagens ou vídeos de abuso de crianças e adolescentes, e por compartilhamento desses arquivos, previsto no artigo 241-A do ECA.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido no local de trabalho do investigado. Simultaneamente, equipes policiais realizaram buscas nos endereços autorizados judicialmente, onde foi apreendido outro aparelho celular que estava em sua posse. O dispositivo será encaminhado para exame pericial pela Polícia Científica, e a investigação segue em andamento.



