#política
Governador de SC sanciona lei que proíbe banheiros unissex em escolas
Norma foi publicada no Diário Oficial do Estado
Por: Redação Ponto Norte
13:26:00 - 26/01/2026
Compartilhe:
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou uma lei que proíbe a implantação de banheiros de gênero neutro de uso coletivo em instituições de ensino públicas e privadas do estado. As escolas terão o prazo de 45 dias para se adequar e evitar a cobrança da multa de até R$ 10 mil.
A legislação determina que as instituições de ensino sejam obrigadas a disponibilizar dois banheiros distintos, um para o sexo masculino e outro para o sexo feminino, vedando o uso comum por ambos os sexos. O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 22 de janeiro.
A lei também se aplica a outros espaços de uso íntimo. Em instituições que ofereçam vestiários ou dormitórios, fica igualmente proibida a instalação e o uso comum de estruturas de uso comum por estudantes de sexos diferente.
O texto também prevê a aplicação e a cobrança da multa, que ficarão a cargo da Secretaria de Estado da Fazenda, e o valor arrecadado será destinado ao Fundo Estadual de Educação.
A regra não vale para estabelecimentos privados que tenham apenas um banheiro individual. Nesse caso, o uso é permitido desde que a porta permaneça fechada, garantindo total privacidade, independentemente do sexo do usuário.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#política
Vereador de Joinville é condenado por falas homofóbicas contra parlamentar de Florianópolis
13/02/2026
#política
Projeto prevê retirada de fios inativos de postes para reduzir risco de acidentes em Joinville
12/02/2026
#política
Câmara aprova projeto que prevê isenção de taxas para eventos culturais e religiosos em Joinville
11/02/2026
#política
Com mais de 100 pessoas, caminhada do movimento Acorda Brasil sai de Joinville rumo ao Paraná
07/02/2026
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas


