#coluna
Calculadora na mão e futebol no limite: o drama do JEC no Catarinense
Tricolor chega às duas últimas rodadas do Estadual precisando vencer e secar adversários para evitar a degola.
Por: Rafael Moreira
20:00:00 - 19/01/2026
Compartilhe:
Na lanterna do Grupo A, com apenas um empate e três derrotas, o Joinville Esporte Clube chega às duas últimas rodadas da fase classificatória do Campeonato Catarinense 2026 com a calculadora na mão e o coração apertado. O sonho de voltar a conquistar o Estadual após 24 anos de jejum já ficou para trás. Agora, o objetivo é bem menos nobre: fugir do quadrangular do rebaixamento.
Dentro dessa matemática ingrata, o jogo da próxima quarta-feira, dia 21, contra o Carlos Renaux, às 19h, na Arena Joinville, ganha contornos de decisão. É confronto direto contra outro time que ainda não venceu na competição. Aliás, fica o alerta ao torcedor: não espere um espetáculo. Os dois piores desempenhos do campeonato estarão frente a frente, e o futebol apresentado até aqui explica por que ambos ocupam o fundo da tabela.
A situação do tricolor é delicada, para dizer o mínimo. Uma derrota pode praticamente carimbar a presença no quadrangular da degola. E mesmo a vitória pode ter sabor amargo, caso Concórdia e Marcílio Dias, quarto e quinto colocados, respectivamente, façam o dever de casa em seus compromissos. Ou seja, o JEC já não depende apenas de si.
O fantasma do rebaixamento
Para piorar o cenário, o Campeonato Catarinense de 2026 reserva uma crueldade extra. A Federação Catarinense de Futebol decidiu que três clubes serão rebaixados, numa tentativa de enxugar o Estadual para 10 equipes a partir de 2027. Hoje, a elite ainda conta com 12 times e a conta não fecha para muitos.
Os dois últimos colocados de cada grupo vão disputar o temido quadrangular do rebaixamento. Serão seis rodadas, em sistema de ida e volta, nas quais apenas o líder escapa da queda. Um detalhe importante: o melhor quinto colocado da primeira fase entra nessa disputa com um ponto de vantagem.
Para o torcedor do Joinville, resta a esperança e a paciência. Porque, neste momento, o Catarinense deixou de ser sonho e virou sobrevivência.
Galeria de Imagens:
- Nenhum conteúdo encontrado
#Veja também
#coluna
Em 2026, a comunicação vai precisar de IA, mas principalmente de gente
19/01/2026
#coluna
Por que a Arquitetura é o coração da experiência do cliente?
18/01/2026
#coluna
Denúncias de violência contra a mulher aumentam em quase 30% em SC
21/08/2024
#coluna
Instituições catarinenses enviam nota de repúdio ao STF
20/08/2024
Copyright © 2026 Ponto Norte Notícias
Desenvolvido por
Cayman Sistemas

